« ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO | Entrada | A POSTA NA RONHA »

agosto 02, 2005

TATUADO NO MEU RANCOR

commentary2.gif

É uma mulher bonita e dá largas, sempre que pode, à sua alegria reprimida. Quando ele não está por perto, consegue até sorrir.
Mas o seu olhar denunciava uma tristeza que me perturbou, logo na primeira vez que a vi. Incapaz de ficar indiferente, passei a observá-la com mais atenção, de forma discreta. E a ele também.
No olhos do cabrão li apenas o vazio, a expressão habitual no olhar dos cabrões. Não gostei. E logo adivinhei o cenário por detrás daquelas aparências insuspeitas aos olhos de quem não lhes prestava atenção.

Semanas mais tarde deparei-me com o rosto dela deformado, inchado pelo falso abcesso que as camadas de creme sobre o sangue pisado não conseguiam pintar.
Estava mais triste nesse dia, obrigada a trabalhar na ressaca de um terror, maquilhada à bruta para esconder na cara o que a alma não conseguia disfarçar. Pelos olhos, expressivos, transbordavam o medo, a amargura e a resignação muda de quem nada pode (consegue) contra a violência de um brutamontes possante e isento de emoções. O canalha ideal, perfeito para simbolizar o nojo que lhes dedico, aos canalhas capazes do pior. Da cobardia. Da infâmia.

Nada podia fazer, sabendo-os casados e não tendo hipótese de denunciar algo que não vi e ninguém até hoje me testemunhou. Não podia agir com base em especulações.
Engoli a revolta e passei a dar menos atenção à mulher bonita que eu pressentia estar a sofrer. Até um dia, pouco tempo atrás.

De manga curta e braços cruzados, distraída, saltou-me à vista o que me pareceu uma tatuagem, um pouco acima da dobra do cotovelo, na face lateral de um dos braços dela.
E era, de facto, disso que se tratava.
Um clássico. Um coração apaixonado, atravessado pela seta de cupido. E dentro do coração um nome de homem.
Essa era a tatuagem original, como a reconstruí mentalmente ao longo dos segundos de que dispus para a observar.
Agora, uma horrível cicatriz substituía a seta, de alto a baixo, cruzada na zona do nome que se pretendeu apagar. Mas sobraram a primeira e a última letra do nome próprio desse amor eterno que algures acabou. Não é o nome do vilão.

Desconheço, por ora, a verdade por detrás destes preocupantes indicadores. Mas só me consigo imaginar olhá-lo com desdém, ao desafio, sempre que o destino o atravessar no meu caminho.

Tenho fé que algum dia ele irá perguntar-me porquê.

Publicado por sharkinho às agosto 2, 2005 12:42 PM

Comentários

Infelizmente já estive como tu a observar ao longe porque nem vale a pena tentar alguma coisa. É um ciclo vicioso. Fica-se apenas à mão para o caso de se poder recolar os bocadinhos que restam. às vezes, nem isso...

Publicado por: jacky às agosto 2, 2005 01:17 PM

Nem encontro palavras para definir o quão desprezíveis são esses seres, que abusam de alguém mais fraco.
Pode ser que ela se tenha libertado, Shark, no momento em que removeu o nome do canalha.

Publicado por: Mar às agosto 2, 2005 01:23 PM

A vida já me deu oportunidades para intervir directamente neste tipo de situações, Jacky. E seja qual for o meu papel (e normalmente toca-me sempre o mesmo), nunca desdenharei alguma que possa surgir.
Já basta de filmes assim.

Publicado por: sharkinho às agosto 2, 2005 01:24 PM

O nome que ela(?) removeu, Mar, não é o do canalha...

Publicado por: sharkinho às agosto 2, 2005 01:25 PM

Li agora com mais atenção, shark. A repulsa ditou-me as palavras iniciais e agora, percebendo o alcance ainda mais vasto daquela cicatriz, a repulsa silencia-me.

Publicado por: Mar às agosto 2, 2005 01:38 PM

Não tenhas muitas esperanças que te pergunte, Saharky. São, sempre, demasiado cobardes. É a cobardia que os move. A violência contra os mais fracos, o terror que impõem, o "olhar de cabrão" são, apenas, alguns dos sintomas vísiveis.

Publicado por: isabel às agosto 2, 2005 01:49 PM

Fazer do amor cicatriz é às vezes a única revolta possível.

Publicado por: maria árvore às agosto 2, 2005 01:50 PM

é sempre dificil pensar o que fazer nestes casos. Embora os consideremos como situações repulsivas, pouco ou nada podemos fazer até ordem em contrário por parte da vitima, ou até que à nossa vista o abuso se transforme num telefonema para a policia.
Ouvi dizer que há pessoas que são masoquistas e que gostam de ser dominadas à força. Outras há que são reais vitimas. Em todo o caso, perturba sempre para quem se apercebe.

Publicado por: canguru às agosto 2, 2005 02:07 PM

Tens razão, Isabel. Mas cometem erros. E neste caso, basta um encontrão inadvertido, um comentário desagradável ou qualquer outro pretexto para me predispor a ensinar o medo a quem, ao que tudo indica, gosta de o aplicar noutras pessoas (mais fracas, claro).
Mas eu, felizmente, disponho de cabedal em conformidade com o mau feitio que estes sabujos me instigam.

Publicado por: sharkinho às agosto 2, 2005 02:31 PM

Lapidar, Maria Árvore.

Publicado por: sharkinho às agosto 2, 2005 02:33 PM

É isso que está em causa, Canguru. A impotência.
Mais a vontade irreprimível (pouco recomendável, admito) de fazer justiça com as próprias mãos.

Publicado por: sharkinho às agosto 2, 2005 02:35 PM

E quantas vezes a vontade é mesmo essa.
É o poder pelo medo... E quantas vezes esse não é imposto de outras formas menos visiveis, mas nem por isso menos maquiavélicas?...
Sentimo-nos sempre impotentes

Publicado por: sofia às agosto 2, 2005 03:40 PM

Já uma vez, escreveste um texto, sobre o assunto. Em comentário, eu partilhei no meu canto, o meu contacto, com a violência fisica...

Mas... pior do que a violência fisica... fica a psicológica... muito mais dificil de identificar, porque não tão evidente aos olhos... que nunca vêm o essencial... muito mais dolorosa... muito mais dificil de se partilhar... de muitas vezes a própria vitima... ser incapaz de a reconhecer...

Socialmente é a fisica, que é mais intolerada e também, talvez, a menos praticada...

Antes de sermos vitimas dos outros, somos muitas vezes, vitimas de nós próprios e não o formos de nós... não sei se temos capacidade, de o ser dos outros...

Um dia... outro dia... escrevo... sobre o que penso ter aprendido de violência pscicológica... sofrida... ou aplicada...

Mias jocas x2!

Publicado por: Partilhas às agosto 2, 2005 04:11 PM

Pois escrevi, Partilhas. O tema é recorrente por ser uma das minhas obsessões. Vivi o filme na primeira pessoa e mexe demasiado comigo, ao ponto de me aproximar perigosamente do índice de brutalidade desses canastrões.
Mas violência é violência, seja do tipo que for.

Publicado por: sharkinho às agosto 2, 2005 05:01 PM

Por isso, Sofia, é que nunca consegui evitar a minha reacção imediata de ódio perante estes cobardolas e, a avaliar pelos casos pontuais em que pude intervir de forma (muito) directa, cheguei à conclusão de que a força é uma alternativa pragmática e eficaz para corrigir a maioria destes desvios comportamentais.
O medo funciona bem para os dois lados da questão.
(E desculpem-me a agressividade latente neste comentário.)

Publicado por: sharkinho às agosto 2, 2005 05:07 PM

E tens razão Partilhas. Essa então, a violência psicologica, é mais dificil de diagnosticar. é complicada, por vezes surge e incrusta-se e propaga-se de formas muitos subtis, capazes de conduzirem a outra pessoa a um esgotamento cerebral.

Publicado por: canguru às agosto 2, 2005 05:12 PM

Ou nervoso. Ou simplesmente emocional, Canguru...

Publicado por: sharkinho às agosto 2, 2005 05:56 PM

O que eu quero dizer, sobre a guerra psicológica é que de algum modo, tanto me sinto vitima, como agressora...
E o facto de me reconhecer culpada, quase não me permite sentir-me vitima... e é este o processo da violência fisica... a vitima sente-se, culpada... e só depois de o sentir, é que passa a ser vitima...

Por vezes, sinto, que inconscientemente... consigo ser violenta e que essa violência volta para mim... ou não volta, porque não chegou a sair... e como tu dizes Canguru... conduzo-me a mim mesma a um (quase) esgotamento cerebral... cujo agressor e vitima... se confundem... entre mim e o outro, mas que passa sempre pelo modo como me vejo... ou sinto ser!

Publicado por: Partilhas às agosto 2, 2005 05:58 PM

Um bocado aquilo que se passa comigo, Partilhas, certamente por "portas e travessas" diferentes das tuas. Rejeito a violência no meu dia-a-dia, mas é a ela que recorro por instinto quando me confronto com a vitimização de alguém por parte de um agressor.
A violência, qualquer violência, deixa sempre marcas indeléveis no corpo e na cabeça também.
(Felizmente nunca me confrontei com uma agressora e nem sei como posso reagir, já que nunca levantei a mão a uma mulher - jurei a mim próprio em adolescente que nunca na vida o faria).

Publicado por: sharkinho às agosto 2, 2005 06:07 PM

Shark.... Sharkinho, Charquinho... ou Zé...

A violência de que falo é psicológica... e não fisica...
Ainda que de vez em quando, tenha vontade de dar uns bons açoites a algumas pessoas, que...

A violência de que falo é a Psicológica... e cá estou eu a achá-la, menos condenável, que a fisica... quando no fundo não é... talvez seja mais sofisticada, mais falsa, mais cinica... ainda assim, mais aceitável... tipo politicos...

Publicado por: Partilhas às agosto 2, 2005 06:13 PM

Tipo políticos? Entendi-te. Insidiosa, ardilosa, maquiavélica, desnecessária, ambígua, contraproducente e, claro, maquilhadora da incapacidade de cumprir as mais simples promessas e de honrar as obrigações mais óbvias, não é?
Não sei se deixei alguma coisa de fora...

Publicado por: sharkinho às agosto 2, 2005 06:39 PM

Aiiiiiiiiii...
Também nem tanto...
Bom Dia Sharky!
Jocas x2!

Publicado por: Partilhas às agosto 3, 2005 08:39 AM

Bom dia, Partilhas!
Jocas x1

Publicado por: sharkinho às agosto 3, 2005 09:54 AM