« BLACK & WHITE | Entrada | CAPITÃO AMENDOIM »
fevereiro 23, 2007
FALO PORQUE A REVOLUÇÃO ME DEIXA
Se alguém quer ver-me virado do avesso é falar mal da Revolução na minha presença. Podem chamar-me o que quiserem, insulto pior não conseguem encontrar. Porquê?
Porque eu sei o que valho e o que sou, não me atingem os insultos que não correspondem à realidade pela qual só eu sei responder. Mas uma atoarda contra o momento em que o meu país passou a ser um sítio onde eu posso criar uma filha, porque de outra forma ou estaria na prisão ou no degredo, é uma ofensa a demasiadas pessoas cuja luta e sacrifício merece respeito seja a quem for.
Ainda há uns dias eu referia no Arrastão que valia a pena visitar aquele espaço só pelo prazer de ver malta que se afirma salazarista, ou perto disso, a defender acerrimamente a liberdade de expressão.
E haja quem tente silenciar um fascista, ou similar, quando exprime a sua ideologia em voz grossa para afirmar a solidez da sua convicção…
Por essas e por outras, quando ouço os palermas que dizem que isto estava bom era antes do 25 de Abril torço-me todo por não poder recambiá-los para um espaço onde esse tempo pudesse de novo fazer-se sentir nos seus coiratos imbecis. E não falo, claro, dos que deixaram a riqueza nas ex-colónias (os meus que lá ficaram, sem nada a temer, ninguém lhes roubou coisa alguma) ou dos que mamaram da teta do clube privado de latifundiários, milionários e doutores que viviam num mundo à parte daquele em que vegetavam, cantando e rindo, os pais e os próprios idiotas que agora mordem a mão que lhes alimenta o leasing do popó novo e as restantes mordomias que o Portugal moderno oferece a uma classe média que Salazar nunca permitiu existir.
Falo destes estúpidos que nem sabem valorizar o facto de lhes ser permitido proferirem as asneiras que me viram do avesso e só dá vontade de disparar vernáculo à bruta, gajos que nasceram no nada e só pela Revolução tiveram hipótese de serem alguém.
Falo daqueles que não tiveram que lutar em África por uma causa estapafúrdia numa terra que nunca lhes pertenceu por direito ou lá perderam um ente querido sem justificação, dos que nasceram depois do facto consumado e se permitem vociferar impropérios contra o direito a fazê-lo na tromba de quem tem que engolir o nojo para não se equiparar aos canalhas que as suas posições acabam por defender.
Se nada mais houvesse para alegar em defesa da Revolução que homens como o Zeca simbolizam, bastaria o facto de eu não poder bufar a uma polícia secreta da Democracia a insidiosa e salazarenta expressão destes cretinos por forma a que os acordassem às tantas da matina para os arrastarem para uma masmorra qualquer e os torturarem até dizerem nomes e moradas de todos os amigos e familiares apologistas da mesma visão de sociedade antagónica à perfilhada pelo poder, seja ele qual for.
O que me vira do avesso é as aventesmas não conseguirem chegar à mesma conclusão.
Publicado por sharkinho às fevereiro 23, 2007 03:01 PM
Trackback pings
TrackBack URL para esta entrada:
http://charquinho.weblog.com.pt/privado/cha-tb.cgi/152495
Comentários
o que me vira do avesso é oliveira salazar ter estado na mesma lista que Camões ou D. Afonso Henriques. e ter bastantes votos! claramente esta gente continua a achar que a liberdade é um bem acessório.
Publicado por: dancingladybug às fevereiro 23, 2007 03:44 PM
O que me atira as vísceras pela boca fora é, para além do que dizes, esses imbecis conseguirem branquear a história toda que contaste em poucas palavras e ainda haver quem lhes dê crédito.
O que diz a "dancing" é o cúmulo do insulto que nos poderiam fazer a todos os que reconhecemos a nojeira da Ditadura e dos que a praticaram e defendem ainda. Na pele. Deviam ser obrigados a senti-la na peloe, como bem dizes. Não se podia reactivar o Tarrafal para realizar experiências com esses gajos??
Publicado por: Mar às fevereiro 23, 2007 03:58 PM
Felizmente, vivemos em democracia e qualquer aventesma pode pensar o que quiser e dizer (quase) tudo o que pensa.
Agora, realmente, é preciso ser uma grande aventesma para utilizar a liberdade da democracia defendendo qualquer tipo de ditadura.
Mas, como se costuma dizer, "vozes de burro não chegam ao céu" (e, pelo menos, tem o mérito de lembrar-nos que "eles andam aí").
Abraços.
Publicado por: Kaffa às fevereiro 23, 2007 04:03 PM
Ò Joaninha (permite-me este arrojo, pois o teu nick é daqueles...), e além de considerarem um bem acessório defendem a sua eliminação (na prática)! E isto dá-me uns calores...
Publicado por: shark às fevereiro 23, 2007 05:14 PM
Ó Mar, o primeiro instinto é mesmo a força bruta. Mas depois um gajo lembra-se da repugnância que essa cobardia pidesca provoca (prenderem as pessoas e torturarem-nas) e acaba por apenas desejar que estes pseudo-nazis pudessem experimentar ao menos a falta de liberdade no que tal implica. Já nem pedia mais, considerando alguns teóricos papagaios tagarelas com que me deparo...
Publicado por: shark às fevereiro 23, 2007 05:18 PM
Claro que sim, Kaffa, e nem me passaria pela cabeça impedir seja quem for de defender as suas ideias estapafúrdias. Mas nota que nós dois, por exemplo, temos pontos de vista divergentes (antagónicos, até) em diversos assuntos e dá pica discuti-los, mesmo sabendo que isso talvez nem mude nada na respectiva posição. Ou talvez sim.
E é essa a dinâmica que a liberdade confere e por isso é insultuoso e pouco inteligente colocarem-na em causa.
Já deves ter percebido que apesar de no exemplo portuga a questão se colocar no âmbito direita/esquerda, eu não papo grupos: ditadura ou simples repressão do pensamento e da livre expressão constituem aberrações, seja sob que ideologia ou pretexto isso acontecer.
O 25 de Abril exterminou-as por cá. E eu sei que pegaria em armas para defender essas conquistas, caso as tentassem ameaçar mais do que o fazem nas suas teorias de merda.
Abraço pra ti também, amigo.
Publicado por: shark às fevereiro 23, 2007 05:28 PM
Já perdemos tantas conquistas de Abril, e outras tantas estão ameaçadas, Shark. Salazar morreu mas andam por aí tantos salazarentos.
Publicado por: Maria às fevereiro 23, 2007 10:13 PM
Mas também andam os que comem pouco queijo e não lhes dão abébias, Maria.
A luta continua.
Publicado por: shark às fevereiro 23, 2007 10:33 PM
Acreditas mesmo nisso, Shark? Não vejo as novas gerações com garra para lutar por uma liberdade a que não dão valor porque não conhecem o outro lado.
Publicado por: Maria às fevereiro 23, 2007 11:02 PM
Mas também não interiorizaram o jugo castrador e são por isso muito mais refilões. Acredito que seriam até mais aguerridos a reclamar os direitos que se podem dar ao luxo de encarar como dados adquiridos.
No entanto, confesso que os mais novos são para mim em muitos domínios uma gigantesca incógnita (de tão imprevisíveis).
Publicado por: shark às fevereiro 24, 2007 12:42 AM
FODA-SE VOCÊ CONSEGUE SER MAIS BURRO, QUE UM BURRO. CAMBADA DE OTARIOS
Publicado por: RMFC às fevereiro 25, 2007 01:12 PM
Mas não me escondo cobarde por detrás do anonimato e sei onde se encaixam as vírgulas, imbecil.
Publicado por: shark às fevereiro 25, 2007 03:35 PM
Lol!
Publicado por: Mar às fevereiro 26, 2007 04:23 PM
Amor...
Começo assim de mansinho, a ver se não "comes" a oposição...
Quando escreves neste tom, quase que se me arrepiam os cabelos, por vir dar uma opinião diferente...
Todos os regimes, têm coisas más... Eu nascida a 25 de Abril, agrada-me a ideia de ser feriado, no dia do meu aniversário e de me ter dado, a capacidade de dizer o que me apetece... Embora tente ensinar ao meu filho, que nem tudo se pode dizer... ou melhor, pode... consoante o modo como se faz e onde...
Não me considero salazarista, nem fascista, nem comunista, nem direitista... Considero-me mesmo anarca... Se eu mandasse não haveria politica... eu proibia-a... A politica é apenas um meio de nos iludirem e nos forçarem com palavrinhas mansas a dizer e fazer, o que não queremos...
Não defendo ditaduras.
Mas, também não posso defender "democracias", que são tudo menos democracias... onde quem manda, determina e manda publicar e mai nada... E, na prática muito pouco podes fazer contra isso.
O tempo do outro senhor, ao que me dizem que não sei... era pobre e pobre a todos os niveis... O tempo, destes senhores... continua a ser pobre para nós os não ricos e cada vez mais ricos, para os ricos...
Não defendo policias secretas... mas também não defendo, policias autoritárias... às claras e descaradamente sob o titulo da democracia...
A única coisa boa, que o 25 de bril, nos trouxe, digo eu, com ou sem razão, foi esta capacidade de podermos dizer mal... O pior, é que antigamente diziamos... ou diziam mal e conseguiram dar a volta ao assunto, uniram-se juntaram-se... foram... povo... coisa que hoje não somos...
Falamos mal, mas não fazemos nada...
Eles comiam tudo!
Mas continuam a comer...
Os outros fazim alguma coisa, nós... nada!
E pronto sou anarca. Mas, não digo mal do Dr. Oliveira Salazar, que na minha ideia era um homem sério... Nem do Dr. Cunhal, que na minha opinião era igualmente sério... e os dois idealistas...
Beijos invisiveis... visto, que não me vejo por aqui.
:-)
Publicado por: PArtilhas às março 1, 2007 02:09 PM
Faz refresh de cada vez que vens à caixa e já apareces, amiga.
Eu não confio na anarquia porque aí acaba por prevalecer a lei do mais forte e embora o meu cabedal não me deixe mal posicionado não admito ver exploradas as fraquezas dos outros.
Mas também não admito as ditaduras porque o poder demasiado concentrado nas mãos de alguns conduz a excessos como os que Portugal conheceu.
Daí ser a Democracia o ponto de equilíbrio, pois a malta tem o direito a protestar, a lutar politicamente, a debater em liberdade os seus pontos de vista.
E esse privilégio só por si já me justifica o apego à causa, a qualquer causa, que privilegie a liberdade de expressão e outras.
Um refilão que se preze tem mesmo que ser apologista da Democracia, amiga...
Publicado por: shark às março 1, 2007 02:45 PM
Meu querido Amigo,
O problema, é que o 25 de ABril, não conseguiu uma democracia.
Conseguiu liberdade de expressão...
E a democracia, não se resume a isso!
Digo Eu!
Sabes, do que mais sinto falta? Do conceito de povo!
Nunca mais se falou do povo...
Porque não interessa... Porque o povo quando se une é de facto invencivel...
Isto é uma ditadura... com liberdade de expressão... E nós somos pseudo-iluminados... digo eu!
:-)
Publicado por: Partilhas às março 1, 2007 03:51 PM
Meu querido Amigo,
O problema, é que o 25 de ABril, não conseguiu uma democracia.
Conseguiu liberdade de expressão...
E a democracia, não se resume a isso!
Digo Eu!
Sabes, do que mais sinto falta? Do conceito de povo!
Nunca mais se falou do povo...
Porque não interessa... Porque o povo quando se une é de facto invencivel...
Isto é uma ditadura... com liberdade de expressão... E nós somos pseudo-iluminados... digo eu!
:-)
Publicado por: Partilhas às março 1, 2007 03:52 PM
Mas precisamente por podermos detectar as ameaças que deixas no ar é que vale a pena gritar a Liberdade.
O povo é quem mais ordena, como a História tem provado. Porém, aqueles a quem a Democracia não interessa adormecem ou desmotivam os que podem intervir em sua defesa.
Para esses, a blogosfera (por exemplo) pode constituir um problema... :)
Publicado por: shark às março 1, 2007 04:00 PM
obrigado meu amigo, faço minhas todas as suas palvras,essa cafila podre e salazarenta,nao tiveram que ir á pesca num dory como eu quando tinha desoito anos, limitaram-se a comer o bacalhau que eu apanhei, e o pao que outros produziram, bem haja por escrever assim bem haja por ter memória, ate sempre, se quiser pode visitar-me em, vitoriogil.spaices.live.com
até sempre e obrigado por defender o mesmo que eu.
Publicado por: vitorio gil às março 27, 2007 07:45 PM
Obrigado de nada, Vitorio. É um favor que fazemos a nós próprios, de cada vez que avivamos a memória do essencial.
Publicado por: shark às março 27, 2007 07:52 PM
Li, e reli toda esta discussão. Apesar de não ter vivido o 25 de Abril, considero válidas as motivações para essa mesma revolução.
No entanto concordo com a expressão: "Isto é uma ditadura... com liberdade de expressão... E nós somos pseudo-iluminados... digo eu!"
A classe politica actual está podre...decadente até! Não acredito que haja personagens que queiram de facto a evolução do país. Estou errado ao pensar assim?
Parabéns pelo excelente post e pela forma bonita como se escreve aqui!
Publicado por: Manuel às junho 26, 2007 05:16 PM
Obrigado, Manuel, pelo elogio que espero continuar a merecer noutros posts deste espaço.
Concordo em absoluto que em muitos aspectos está a instalar-se de mansinho uma ditadura menos assumida mas igualmente perniciosa.
Não faltam medíocres e caciques dispostos a aproveitar em benefício próprio as vulnerabilidades de uma Democracia (mais permissiva em todos os aspectos).
Contudo, só em Democracia dispomos de meios para os combater em igualdade de circunstâncias.
Nem que seja por podermos chamar os bois pelos nomes... :)
Publicado por: shark às junho 26, 2007 06:50 PM
Obrigado, Manuel, pelo elogio que espero continuar a merecer noutros posts deste espaço.
Concordo em absoluto que em muitos aspectos está a instalar-se de mansinho uma ditadura menos assumida mas igualmente perniciosa.
Não faltam medíocres e caciques dispostos a aproveitar em benefício próprio as vulnerabilidades de uma Democracia (mais permissiva em todos os aspectos).
Contudo, só em Democracia dispomos de meios para os combater em igualdade de circunstâncias.
Nem que seja por podermos chamar os bois pelos nomes... :)
Publicado por: shark às junho 26, 2007 06:53 PM